Informática: conjunto de conhecimentos e técnicas ligadas ao tratamento racional e automático de informação (armazenamento, análise, organização e transmissão), o qual se encontra associado à utilização de computadores e respectivos programas.
Informática ou ciência da informação é o estudo da informação. É normalmente, apesar de não exclusivamente, estudada como um ramo da ciência de computadores e tecnologia de informação e está relacionada com bases de dados, ontologias e engenharia de software.
A informática está principalmente focada na estruturação, criação, gestão, armazenamento, recolha, disseminação e transferência de informação. A informática também inclui o estudo da aplicação de informação em organizações, o seu uso na interacção entre pessoas, organizações e sistemas de informação.
Hardware - Computer hardware is the physical part of a computer, as distinguished
from the computer software or computer programs and data that operate within
the hardware. The hardware of a computer is infrequently changed, in comparison
with software and data which are "soft" in the sense that they are
readily created, modified or erased on the computer. Firmware is special software
that rarely, if ever, needs to be changed and so is stored on hardware devices
such as read-only memory (ROM) where it is not readily changed (and therefore
is "firm" rather than just "soft").
Most computer hardware is not seen by normal users as it is enclosed as embedded
systems in automobiles, microwave ovens, electrocardiograph machines, compact
disc players, and many other household appliances. Personal computers, the computer
hardware familiar to the most people, form only a small minority of computers
(about 0.2% of all new computers produced in 2003).
Wikipedia
Principais componentes de um computador pessoal:
A computer network is a system for communication between computers. These
networks may be fixed (cabled, permanent) or temporary (as via modems or null
modems). Wireless internet generally works over wifi or cellular carrier's networks.
Carrying instructions between calculation machines and early computers was done
by human users. In September, 1940 George Stibitz used a teletype machine to
send instructions for a problem set from his Model K at Dartmouth College in
New Hampshire to his Complex Number Calculator in New York and received results
back by the same means.
Wikipedia
Tipo de redes em termos de dimensão:
A Internet é uma rede de redes em escala mundial de milhões de
computadores que permite o acesso a informações e todo tipo de
transferência de dados. Ao contrário do que normalmente se pensa
, Internet não é sinónimo de World Wide Web. Esta é
parte daquela, sendo a World Wide Web, que utiliza hipermídia na formação
básica, um dos muitos serviços oferecidos na Internet. A Web é
um sistema de informação muito mais recente que emprega a Internet
como meio de transmissão.
Alguns dos serviços disponíveis na Internet, além da Web,
são o acesso remoto a outras máquinas (Telnet e SSH), transferência
de arquivos (FTP), correio electrónico/eletrônico (e-mail normalmente
através dos protocolos POP3 e SMTP), boletins electrónicos/eletrônicos
(news ou grupos de notícias), conversa online (chat), mensagens instantâneas
(ICQ, YIM, Jabber, MSN Messenger, Blogs), etc.
O que hoje forma a Internet, começou em 1969 como a ARPANET, criada
pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency, ou Agencia de Pesquisa
de Projectos/Projetos Avançados, uma subdivisão do Departamento
de Defesa dos Estados Unidos.
A rede coletiva ganhou uma maior divulgação pública nos
anos 90. Em agosto de 1991, Tim Berners-Lee publicou seu novo projecto/projeto
para a World Wide Web, dois anos depois de começar a criar o HTML, o
HTTP e as poucas primeiras páginas no CERN, na Suíça. Em
1993 o Web Browser Mosaic 1.0 foi lançado, e no final de 1994 já
havia interesse público na Internet. Em 1996 a palavra Internet já
era de uso comum, principalmente nos países desenvolvidos, referindo-se
na maioria das vezes a WWW.
Termo |
Definição
|
Exemplo |
---|---|---|
Conhecimento |
Conjunto
de modelos do mundo
|
Se
a pressão arterial de um doente
é superior a 140/90 mmHg em três diferentes
ocasiões então o paciente tem pressão
arterial
alta
|
Informação
|
Interpretação
de dados num dado
contexto
|
Os
dados informam o médico que a
pressão arterial está sob controlo
|
Dados
|
Factos
|
A
pressão arterial do doente é
125/70 mmHg
|
Os modelos descrevem comportamentos observados, simplificado ou ignorando alguns detalhes. Permitem que sistemas complexos sejam compreendidos e os seus comportamentos previsíveis.
Nem sempre se assemelham ao objecto que modelam, como os seguintes exemplos:
Um dos problemas com modelos é darem descrições e predições incorrectas em situações para as quais não foram pensadas.
Processo de criação de um artefacto
Na figura seguinte
são apresentados dois modelos da mesma
realidade - o fluxo normal de sangue no coração.
Sistema: um sistema é uma concretização de um modelo. É um modelo dotado de estrutura (componentes e interacções), comportamento (forma de funcionamento) e função(o que explica o comportamento).
Sistema de Informação (S.I.): é um sistema, automatizado ou manual, que inclua pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para recolher, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o utilizador. Normalmente é composto por Software (Símbolos e Linguagem, Modelo computacional: descreve funções e comportamentos (ex.: fluxogramas e algoritmos) e por Hardware.
Na figura seguinte é apresentado um exemplo de um sistema - um coração artificial.
Um fluxograma pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feita através de gráficos que ilustram de forma simples a transição de informações entre os elementos que o compõem. Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. É um diagrama que representa passo-a-passo a progressão de um processo ou sistema, utilizando especialmente linhas de ligação e um conjunto de símbolos convencionais.
Lista e descrição de símbolos utilizados em fluxogramas:
Símbolo | Descrição |
---|---|
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Terminador: serve da
definir o ínicio e o fim do fluxograma. No seu interior deve
ser escrito "Início" ou "Fim" consante o caso. |
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Processo: serve para definir actos (ex.: "Lê a
temperatura"). No seu interior podem ser escrita uma ordem. |
![]() |
Decisão: serve para definir perguntas que resultem em
decisões. No seu interir devem ser escritas expressões de
condição (ex.: "temperatura > 39 ?". |
![]() |
Saída de dados: serve para definir saída de
valores para o utilizador (ex.: "Lança alarme") |
No descrição do processo de decisão devem ser
associadas às linhas que com origem no símbolo de
decisão () os vários valores
possíveis na resposta à pergunta tal como é
representado no seguinte exemplo. Neste caso se a variável idade
tiver um valor superior a seis (idade > 6), deve ser seguida a seta
da direita ("Sim"), no caso contrário deve ser seguida a seta da
esquerda ("Não").
Um exemplo de um fluxograma completo
Quando se pretende que um bloco seja executado várias vezes, devem-se
utilizar ciclos. Os ciclos têm tipicamente um variável contador,
que varia entre um valor inicial e um final, que servem para controlar o número
de vezes que o ciclo é percorrido. A variável contador deve ser
inicializada com um valor inicial (ex: Contador=1). O ciclo é implementado
através da utilização de um símbolo de decisão
(), em que é verificado se o Contador já
chegou ao valor final. Se ainda não chegou ao valor final, o Contador
é incrementado ( Contador = Contador + 1), se já chegou ao valor
final o ciclo termina.
Um exemplo de um ciclo que imprime os números de 1 a 10
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Resultado do fluxograma:
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